PALESTRA: Não São Apenas Sapatos.

Nesta última quinta-feira, dia 26 de abril, tive o privilégio de ministrar, para a turma do 3º período do curso ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) pelo Centro Universitário UNA, uma apresentação sobre SCRUM e XP.

Conto isso, não para demonstrar quanto palestrante que definitivamente ainda não sou, mas para algumas observações.


15 dias antes desta apresentação o Professor e Coordenador dos Cursos de Pós graduação em Engenharia de Software centrado em Métodos Ágeis e da
Pós graduação em Teste e Qualidade de Software, o caríssimo Edgard Davidson, me convidou para ministrar esta palestra dizendo que gostaria que fosse passado informações referentes a métodos ágeis e também sobre scrum e xp.

Logicamente que eu aceitei, comecei a montar a apresentação o quanto antes, a primeira coisa que fiz foi pesquisar a respeito das apresentações de Steve Jobs (as técnicas do cara) e assistir algumas apresentações do Vinícius Teles e sobre Entendendo do Rugby, além de várias outras informações por toda a internet e alguns livros.

Foram necessárias, pelo menos 12 horas para montar a apresentação e mais umas 3 horas, no mínimo, para ensaios e rápidas correções. O resultado foi uma apresentação de nome Não São Apenas Sapatos, onde eu fiz a analogia de pés sendo pessoas e sapatos sendo ideias. Assim, perguntei se eles conheciam  pessoas incrivelmente resistentes a novas ideias, e usei o personagem Forrest Gump para demonstrar suas vitórias ao aceitar e executar ideias.

A intenção era pedir aos alunos, que não fossem resistentes aos métodos ágeis, pelo menos, aceitassem um pouco a ideia até que ela demonstre, se assim eles acharem, ser incrivelmente estúpida.

Ao final da apresentação, eu acredito que tenha atingido o objetivo, e surpreendido alguns (eles que me disseram isso). Não houve característica de palestra, mas sim, de uma aula ministrado por um professor diferente, já que o Edgard que é professor desta turma, mas foi eu quem ministrou a aula neste dia, pelo menos a primeira 1h30 dela.

Os alunos perguntaram pouco, assim consegui passar todos os quase 90 slides em 1 hora e 30 minutos.

Abaixo a apresentação. Sei que talvez não seja tão extraordinária, mas me dá uma chance vai, é a primeira! :)



Um abraço!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Udemy Question

IELTS Writing - Task 2

Mais Conteúdo, Menos Formatação - LaTeX